Home > Archives > Lexicons? > Português > Apresentação do LEXICONS

Apresentação do LEXICONS

Wednesday 2 March 2005

Oi a todos !

De Oventic (Chiapas, México) aos trabalhadores abandonados à própria sorte na Europa, as conseqüências da globalização constituem uma ameaça para todo o mundo. Como resposta lógica: globalizaram-se a luta, a resistência e as propostas alternativas. O que levanta necessariamente a questão da língua. No entanto, para se lutar em conjunto, enriquecer-se com as experiências uns dos outros, unir forças, temos de nos compreender. Como intérpretes voluntários sabemos não ser necessário se restringir a um inglês mais ou menos para se comunicar.

Sabemos também que a seguinte compreensão vem surgindo: o intérprete voluntário não é uma máquina de traduzir, moldável e pronto para se encarregar de qualquer tarefa pelo simples fato de ser militante.

O FSE 2003 constituiu uma ocasião para a Babels dar início a um trabalho que visa a facilitar a troca de idéias, a comparação de propostas e o desenvolvimento de alternativas no centro do movimento social e cidadão internacional.

A primeira etapa é ajudar os intérpretes voluntários a dominar o vocabulário relacionado aos temas abordados nos debates em novembro próximo. Aqui você encontrará links para glossários, léxicos, listas de siglas já disponíveis on-line em todas as línguas que encontramos. E, sempre que possível, uma sugestão de lista de palavras-chave sobre um tema do FSE, elaborada pacientemente pelos « lexicólogos babelinos ».

A lista não está fechada, nem reflete a leitura profunda de um tema: representa simplesmente o reflexo do material encontrado e da ajuda que recebemos das associações mais motivadas.

A vocês fica a tarefa de nos ajudar a completar as lacunas ! Escreva para : voc@babels.org

A equipe da Babels.